Institucional
Qualidade Reconhecida que se Reflete em Resultados

O Côrtes Villela recebeu a Certificação ONA que além de avaliar os critérios de segurança, exige uma gestão integrada dos processos promovendo ações de melhorias entre as áreas. Com esta conquista, o Côrtes passa a integrar um seleto grupo de serviços de Patologia Clínica (Laboratórios médicos) no Brasil, a alcançar três certificações distintas na área da qualidade — ISO 9001:2015, PALC e ONA, reforçando seu compromisso com a excelência no segmento da Saúde e no atendimento aos seus clientes.
Com foco em agilidade e segurança, o laboratório passou por uma avaliação detalhada, através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige: “No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Para a Diretoria do laboratório, este é um momento de grande alegria e retrata o esforço de toda a equipe: “Nós estamos muito felizes com a acreditação recebida. Nossos colaboradores continuarão trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, através de ousadia criativa com execução disciplinada”.
Porém, mais do que um reconhecimento institucional, essa conquista representa um avanço concreto na experiência oferecida aos nossos clientes.
O compromisso com a inovação junto aos investimentos em segurança influencia diretamente os chamados indicadores de evolução (desfecho) — dados que mostram a efetividade dos cuidados de saúde prestados. Entre eles, estão: a redução do tempo de internação, menores taxas de infecções hospitalares, melhores índices de recuperação, o aumento da satisfação do paciente e dos médicos, bem como a redução de reinternações, além da redução de custos de não-qualidade, como falhas, gastos gerados por retrabalho, defeitos ou atrasos.
ü Ou seja, alcançar esse padrão de qualidade significa que pessoas estão obtendo um cuidado mais seguro, com processos bem definidos e resultados clínicos mais desenvolvidos assim como médicos e prescritores vem recebendo informações rápidas e confiáveis para uma
melhor tomada de decisão e monitorização dos efeitos da decisão, verificando se os objetivos foram alcançados.
Outro pilar fundamental em gestão da qualidade é a escuta ativa de todos os usuários. Ao realizar pesquisas de satisfação contínuas tanto com os clientes quanto com a classe médica, reforçamos o compromisso com a saúde e o bem-estar, pois acreditamos que ouvir é o primeiro passo para evoluir.
Para tal, um dos principais instrumentos utilizados é o NPS (Net Promoter Score), que mede o nível de recomendação de nossos serviços. Essa métrica permite identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria em tempo real, promovendo ações rápidas e objetivas para aprimorar a experiência de todos.
Afinal, a qualidade de verdade é aquela que se mede — e se aprimora todos os dias. Importante ressaltar que: “Não adianta ter certificações ou se dizer o melhor sem avaliar as interações e percepções do cliente. Só se pode definir que algo é bem-feito, através daqueles que utilizam: ou seja, o elemento mais importante — as pessoas”.
Em outras palavras, a certificação vai muito além de um selo — é uma demonstração do compromisso com a qualidade dos serviços, que fazem a diferença na vida das pessoas.” A certificação ONA comprova a entrega de valor, e valor em saúde se traduz em resultados clínicos e as melhores experiências para todos os envolvidos.
A conquista da Certificação ONA é um marco — mas não um ponto final. Seguir investindo em qualidade, inovação e escuta ativa é um dos propósitos do laboratório, pois no Côrtes, acreditamos que a melhor forma de cuidar é estar sempre pronto e disposto a fazer melhor.
Côrtes Villela |Confiança é tudo.