Imunologia
Atualização: Vacinação da Covid-19 sem intervalo entre as demais
No início da vacinação contra o Coronavírus, a orientação dada pelo Ministério da Saúde se referia à um intervalo de 14 dias entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas. Em função desse intervalo estabelecido entre as vacinas, muitas dificuldades operacionais surgiram com a necessidade de múltiplas idas aos serviços de saúde e a perda de oportunidade de vacinação da população brasileira.
Em Setembro, o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do divulgou uma nota atualizada sobre a situação das vacinas. Nela, o Ministério da Saúde opta por, neste momento, atualizar as recomendações referentes a co-administração das vacinas Covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas em uso no país. Desta forma, as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.
Dicas para Profissionais da Saúde
– Ao realizar a administração simultânea de diferentes vacinas, o profissional de saúde deverá estar atento para as diferentes vias de administração de cada vacina (oral, intradérmica, subcutânea ou intramuscular) e estabelecer estratégias para minimizar o risco de erros de imunização.
– É ideal que cada vacina seja administrada em um grupo muscular diferente, no entanto, é possível a administração de mais de uma vacina em um mesmo grupo muscular, respeitando-se a distância de 2,5 cm entre uma vacina e outra.
Conte com o Côrtes Villela para manter seu cartão de vacinas em dia. Confira aqui (https://www.cortesvillela.com.br/vacinas/) nossas vacinas disponíveis e escolha a unidade mais próxima de você para cuidar da sua saúde!