Conscientização

Exame toxicológico: entenda como é realizado e as principais indicações

Exame toxicológico: entenda como é realizado e as principais indicações

O exame toxicológico é uma análise que tem o objetivo de identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo. Com o teste, é possível avaliar o que foi consumido pela pessoa nos 90 dias que antecederam a coleta.

Uma das principais finalidades desse tipo de exame é avaliar a aptidão do indivíduo para a condução de veículos, participação em concursos públicos e exames admissionais ao ingressar em um novo emprego, a depender da função que será executada.

Mas a realização do exame toxicológico vai além do cumprimento de requisitos legais, contribuindo também para uma maior conscientização popular sobre os impactos negativos de entorpecentes para a saúde humana. É fundamental compreender que essas substâncias podem comprometer seriamente as capacidades cognitiva e motora, chegando até mesmo a resultar em acidentes graves, além de prejudicar a saúde em longo prazo.

 

Quando é indicado?

O exame toxicológico é indicado para:

 

-Renovação ou emissão a carteira de habilitação nas categorias C, D e E;

-Mudança de categoria da carteira de habilitação;

-Exame admissional ou exame demissional para justificar a demissão por justa causa;

-Realizar atividades profissionais, como militares;

-Suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas;

-Overdose de drogas de abuso.

 

Além disso, o exame toxicológico também pode ser indicado para pessoas em tratamento de dependência química ou que estejam em uso de remédios por longo período de tempo.

 

Como é feito?

O exame pode ser realizado por meio de diferentes tipos de amostras, sendo que cada tipo tem suas próprias vantagens e limitações. A escolha será feita de acordo com o período que se deseja analisar, bem como as características específicas do exame.

 

Quais substâncias são detectadas?

O exame toxicológico é capaz de identificar o uso de diferentes substâncias psicoativas que podem causar alterações cognitivas e motoras. Entre elas, estão:

 

-maconha;

-haxixe;

-skunk;

-cocaína;

-crack;

-merla;

-codeína;

-anfepramona;

-anfetaminas;

-ecstasy (MDMA, MDA, EVE);

-metanfetaminas.

 

Para cada substância analisada, há diferentes tempos de detecção, que poderão variar também de acordo com a amostra utilizada para análise (sangue ou urina). Por outro lado, quase todas as substâncias podem ser detectadas em uma janela de 90 a 180 dias, se forem utilizadas amostras de cabelos.

 

O exame toxicológico deve ser feito quando solicitado pelo médico, não necessitando de preparo para realizá-lo, e os resultados devem ser interpretados por um profissional.

 

Fontes:

Blog Tua Saúde

Ministério dos Transportes

Gov.com.br

Revista Exame